Por Nancy Chang
"Taipei é uma cidade cheia de shoppings, uma das maiores diversões dos taiwaneses é comprar. É só sair de casa que se vê um moonte de coisas pra comprar, por todos os lados.
Aqui a vida noturna é muito mais agitada do que a diurna. As lojas abrem às 11 e muitas vezes só fecham lá pra 23, meia noite. Muitas pessoas aqui comem ao longo do dia pelo menos 4 refeições: café da manhã, almoço (que pode ser a partir das 10:30), janta (a partir das 17hs já tem gente comendo) e ceia. Os jovens estudantes quando estão de férias, dormem o dia todo ficam a noite toda na rua. As feirinhas noturnas são um capítulo à parte, lá se pode comer, brincar e comprar. Tem desde besteirinhas, tênis de marca, cachorro até comidas bizarras. Os vendedores tentam atrair a freguesia pelo grito ou pela curiosidade. E como chinês e curioso!! Na maioria das feirinhas impera a bagunça organizada. As cores são de encher os olhos, e em alguns momentos nos fazem lembrar os camelôs da 25 de março. Cópia ou mera coincidência??
Quanto à comida... Bom, pode-se comer em pé, andando, sentado... As mesas são na rua mesmo. A primeira impressão que se passa é que as barraquinhas não são lá muito higiênicas (e não são mesmo), mas depois se acostuma. A comida realmente é muito boa, e muuito barata. Cada barraquinha tem sua especialidade. Costuma-se comer um pouco em cada lugar. Dá pra encher a barriga a partir de 2 dólares, que é o preço de muitos pratos grandes ou 2 pequenos.
O transporte coletivo na cidade é muito eficiente, sendo que o sistema de metrô é interligado com o do ônibus. Normalmente a espera por um ônibus não dura mais do que 10 minutos. Além disso, a cada 500 metros ou menos existe um ponto de ônibus. E para saber como ir e qual ônibus pegar, basta saber ler chinês e olhar na placa o intinerário dos ônibus, procurando o nome do ponto que quer chegar. Aqui muitas pessoas utilizam scooters pra ir de um local para o outro, mas nada de malabarismos como os nossos motoboys, e as pessoas que andam de moto têm idade variada entre 18 a 80 anos. O bom de usar moto/scooter é a facilidade de estacionar nas ruas, e a rapidez com que se chega à qualquer lugar. Nos semáforos entre as faixas de pedestre e a faixa de carros, existe uma faixa que é exclusiva para motos, estas saem antes quando o semáforo abre, evitando acidentes.
Descobri hoje que as pontes aqui em Taipei são anti terremoto! Estruturas reforçadas e flexíveis."